Notícias

O SmartFarmer na Feira D’Ávila

Feira Davila

Esta semana o SmartFarmer começa um novo ciclo, nos dias 16 e 17 desta semana, das 9h às 19h, o SmartFarmer irá marcar presença na Feira D’Ávila.

Durante estes dois dias, se lhe der a fome ou a vontade de recordar os sabores genuínos da nossa terra, procure pela ‘banca’ do SmartFarmer onde poderá encontrar uma seleção de produtos locais dos mais de 200 produtores parceiros do SmartFarmer.

Para quem ainda não conhece, esta Feira tem lugar todas as quintas e sextas-feiras na Avenida Duque de Ávila, no Saldanha e todas as Terças-Feiras e Domingos (exceto os segundos e terceiros) no Mercado da Vila, em Cascais., além de produtos gastronómicos, encontra bancas de antiguidades, artesanato, moda vintage, acessórios e artwork.

Ao visitar-nos terá a oportunidade de conhecer o que de melhor se faz no nosso país, poderá conversar connosco e descobrir produtos oriundos de produtores e projetos diversificados, que respeitam a terra e a tradição, como a Cherosabor, Ervas da Zoé, Gorreana, Mestre Gourmet e Semear.

Conheça um pouco melhor alguns dos produtores cujos produtos irão estar presentes na nossa banca:

Cherosabor

A Cherosabor, nasce da ideia inovadora de Mário e Patrícia de trabalhar este legume típico da região da Covilhã, a Cherovia, primeiro nos doces e depois nas queijadinhas, passando pelos patés, até aos pacotes de cherovia desidratada ou frita.

Ervas da Zoé

A Ervas da Zoé, sediada na região Idanha-a-Nova é uma empresa familiar, fundada por Maria do Rosário e Henrique Martins Manso que por acreditarem que as plantas aromáticas e medicinais são uma jóia da natureza e uma dádiva inestimável, de alma e coração decidiram viver da sua cultura. A Ervas da Zoé planta agora mais de 30 espécies de ervas.

Gorreana

A Gorreana é a mais antiga plantação de chá da Europa. Reconhecida internacionalmente como produtora de chá de primeira classe, é desde 1883, um negócio de família que começou quando Ermelinda Gago da Câmara e o seu filho José Honorato abriram a fábrica e venderam a primeira produção de chá sob a chancela Gorreana.

Mestre Gourmet

A Mestre Gourmet é uma marca portuguesa, que se distingue pela dedicação que confere à criação de cada produto. O acompanhamento do produto, desde a sua conceção até ao embalamento final, a seleção das matérias primas e a conjugação de ingredientes conferem aos doces, mel, azeite, entre outros, sabores únicos e exclusivos. Utilizam métodos tradicionais de preparação das frutas e frutos com os quais trabalham.

Semear

A Semear, mais precisamente, o projeto SEMEAR na Terra, é um negócio social inclusivo que tem como objetivo formar, empregar e integrar sócio-profissionalmente jovens e adultos com dificuldade intelectual e de desenvolvimento, através da produção hortícola biológica. Cada semana é colhido o melhor que o campo oferece.

As feiras são atividades económicas e sociais que partilham a ideia de aproximação entre consumidores, vendedores e produtores que permitem o diálogo a socialização e a criação de um sentido de ‘comunidade’.  Devido a pandemia do COVID-19, essas formas de socialização têm sido evitadas. Ainda assim, os produtores necessitam das feiras para a venda de produtos e geração de renda. Após um período de tempo fechadas, as feiras reabriram.

Aproveite, dê um saltinho e apoie a economia nacional e os pequenos produtores!