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Conhece a marca Geofood ?

a marca geofood

Nascimento da marca Geofood

A GEOfood é uma marca registada na União Europeia que surgiu em 2015, coordenada pelo Magma Geopark na Noruega, o Odsherred Geopark na Dinamarca, o Rokua Geopark na Finlândia e o Rejkyanes Geopark na Islândia. Esta destina-se a ser utilizada em territórios classificados como Geoparque Mundial da UNESCO e constitui hoje uma Rede Internacional que reúne vários Geoparques Mundiais da UNESCO, pretendendo promover e valorizar a relação entre o seu singular património geológico e as tradições alimentares locais.

 

Utilização da marca Geofood

Os territórios são reconhecidos pela UNESCO como Geoparques Mundiais devido à importância do seu património geológico internacional, ao envolvimento único das comunidades e às estratégias adoptadas para o desenvolvimento sustentável.

A marca GEOfood destina-se a ser usada por produtores e produtos alimentares, por estabelecimentos de restauração com Menus GEOfood e por alojamentos com serviços de Menus GEOfood. Apenas entidades com sede fiscal em territórios de Geoparques Mundiais da UNESCO podem usar a marca GEOfood. Esta iniciativa visa reforçar a cooperação entre agricultores locais e empresas alimentares no âmbito dos Geoparques Globais da UNESCO com o objectivo principal de aumentar as práticas agrícolas sustentáveis e promover cadeias alimentares kmzero e um estilo de vida saudável.

Em Portugal os Geoparques Mundias da UNESCO são cinco e cada Geoparque Mundial da UNESCO português é responsável pela implementação, acompanhamento e monitorização da marca no seu território, assegurando o respeito pelos critérios e uso do logótipo.

marca Geofood

Um produtor GEOfood tem de ter 100% dos seus produtos com marca GEOfood. As unidades de restauração GEOfood devem ter disponível, pelo menos, um menu GEOfood e que pode ser sazonal.

O Menu GEOfood é um serviço de refeição composto por pelo menos 50% de matérias-primas produzidas na área territorial do Geoparque e que tenham ligação explícita com a geodiversidade do Geoparque.

Critérios ambientais e sociais

A marca GEOfood só pode ser utilizada por entidades que demonstrem seguir os seguintes padrões ambientais e sociais, em conformidade com as metas do Desenvolvimento Sustentável, definidas na Agenda 2030:

– promover a biodiversidade e a melhoria da qualidade do solo através da adopção de

práticas agrícolas responsáveis e sustentáveis;

– valorizar a biodiversidade alimentar tradicional do território;

– criar um ambiente e alimentos saudáveis, principalmente através da implementação de práticas integradas de gestão de pragas e ervas que não sejam invasivas, do ponto de vista químico e farmacêutico;

– usar responsavelmente os recursos hídricos e pedológicos;

– ter um sistema eficaz de reciclagem de resíduos;

– cultivar e dar preferência a produtos sazonais, respeitando os ciclos naturais dos territórios;

– cumprir o respeito pelos direitos dos trabalhadores ao longo de toda a cadeia.

 

Conheça melhor o regulamento da marca geofood em Portugal.

 

Conheça os 5 Geoparques Portugueses Património Mundial da UNESCO.