Ervas da Zoé é um projeto familiar, nacional e independente, fundado por Maria do Rosário Martins e Henrique Manso em 2007.
Nasceu do seu amor pelo mundo rural, em especial da região da Beira Interior, e do fascínio pelas plantas aromáticas, de toda a sabedoria tradicional sobre o seu conhecimento e uso. Com base nestes princípios, foram traçadas as linhas orientadoras do projeto que passam por manter costumes, sabedoria, tradições, mas também dar espaço à criatividade e inovação.
Para Maria e Henrique era evidente que muitas ervas estavam a cair em desuso quer na utilização para chá, quer no seu uso culinário, e, portanto, um dos seus principais objetivos foi contribuir para o seu resgate, valorizando o património vegetal, as tradições e a riqueza da Beira Interior, região que se encontra desfavorecida.
Assim abraçaram esta missão de produzir uma grande diversidade de espécies e mostrar que o chá é bem mais do que um remédio, proporcionador de momentos agradáveis e de bem-estar.
Para estes produtores as ervas aromáticas, medicinais e condimentares são uma extraordinária dádiva da natureza, o eixo central da sua produção com certificação em modo biológico que no seu conceito mais alargado, inclui preocupações ecológicas, de respeito pela natureza, pelo território e pelas suas gentes, procurando o equilíbrio e harmonia na relação com a Mãe Terra.
Atualmente, a Ervas da Zoé produz cerca de 30 espécies e comercializa 80 produtos resultantes da sua transformação. Na quinta existe ainda um olival tradicional onde é colhida a azeitona da variedade Galega, típica da região, e dela é extraído o seu ‘ouro líquido’, o fino e delicioso azeite da Beira Baixa.
Maria e Henrique trabalham diária e arduamente e toda a equipa está empenhada em obter produtos absolutamente genuínos: “Conhecemos bem as várias espécies, as suas características e necessidades e acompanhamos o seu ciclo de vida desde a sua sementeira até ao embalamento final. As nossas plantas são cuidadas e criadas com rigor e dedicação em todos os momentos do processo: sementeira, plantação, colheita, secagem, armazenamento e processamento, nada é deixado ao acaso. Trata-se dum processo muito exigente e desafiante mas que a cada campanha enche de orgulho toda a equipa pelo resultado final e que ao longo dos anos vem sendo reconhecido e comprovado pelos nossos clientes – Amor pela Natureza, Alegria, Amizade e Resiliência são o nosso segredo” afirmam.
A essência da marca Ervas da Zoé® assenta no princípio da produção cuidadosa, Bio, com atitude ecológica e socialmente consciente, procurando os mais elevados índices de qualidade, na vontade de proporcionar bem-estar e momentos prazerosos com produtos autênticos, feitos com amor, resultado de plantas que crescem felizes, na região do nosso coração.
Este produtor integra a plataforma SmartFarmer, conheça os seus produtos aqui.