Histórias

Aprenda a fazer: Velas de Natal Ecológicas

velas de natal ecologicas

A poluição provocada pelo óleo de cozinha deve-se ao descarte incorreto desse produto na pia ou no lixo comum. O óleo de cozinha possui uma densidade inferior à da água. Assim, quando os dois se misturam, o óleo posiciona-se sobre a água, formando uma película capaz de causar problemas ambientais graves. Torna-se bastante óbvia a importância de evitar o descarte incorreto do óleo.

Uma alternativa perfeita e ecologicamente correta é a reciclagem do óleo de cozinha utilizado.

Uma forma interessante de reciclar óleo é criando velas ecológicas.

velas de natal ecologicas

O Natal está a chegar e é tempo de montar a árvore, comprar os presentes e decorar a casa.  Qualquer decoração natalina também inclui velas e as velas decorativas de natal deixam a casa mais perfumada, bonita e aconchegante. As mesmas podem servir para decorar e compor arranjos natalinos, mas também funcionam muito bem como presentes para amigos e familiares.

E que tal fazer as suas próprias velas ecológicas para oferecer ou enfeitar a sua casa? Estas velas, que lhe vamos ensinar a fazer previnem a contaminação de 400m3 de água através da reutilização de óleos usados e são uma oferta de Natal bem catita!

Siga os passos abaixo e aprenda a fazer as suas próprias velinhas de natal ecológicas!

Materiais:

– 90 ml de óleo de cozinha usado filtrado;

– 3 colheres de parafina;

– Pote de vidro;

– Pavio;

– Essência.

Como fazer:

– Num pote de vidro que possa ir ao microondas, coloca o óleo e a parafina;

– Leva ao microondas por 30 segundos, retira e mexe para ajudar a derreter. Leva novamente ao microondas por 30 segundos. Repete até que a parafina derreta por completo;

– Após a parafina estar totalmente derretida coloca a essência (por exemplo 10 gotas de essência de citronela, que ajuda a afugentar os mosquitos);

– Coloca a mistura no pote e, enquanto arrefece, coloca o pavio centrado e preso com uma mola da roupa;

– Quando estiver bem fria, retira a mola da roupa e corta o excesso de pavio com uma tesoura, deixando mais ou menos 1 cm acima da vela.