Notícias, Outros Artigos

Agro-tertúlias online: Parcerias e Valorização de Produtos – 19 de maio

A Animar – Associação portuguesa para o desenvolvimento local e a Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, ONG que gere o negócio social SmartFarmer, convidam-no/a a participar na primeira agro-tertúlia online no dia 19 de maio a partir das 18h.

O primeiro tema das agro-tertúlias online é Redes Colaborativas e convidámos o José João Rodrigues, da Casa do Sal e Redes Colaborativas de Produção Local do baixo Mondego para participar nesta tertúlia.

Além de espaços abertos à comunicação e partilha, as agro-tertúlias são também fóruns para aprendizagem coletiva e criação de grupos de interesse sobre os temas abordados.

Saiba mais sobre as Agro-tertúlias e próximos temas previstos.

Junte-se a nós! Inscrições em oikos.pt

 

As redes colaborativas

Segundo a Animar, as Redes Colaborativas de Produção Local são um conjunto de pessoas que produzem localmente bens e serviços, colaborado entre si na inovação, produção, vendas, marketing e comunicação. Servem para viabilizar, melhorar os micro e pequenos negócios locais, gerar rendimento e criar emprego. Podem integrar estas redes, produtoras e produtores que queiram expandir os seus negócios, associações, cooperativas e autarquias que desejem apoiar e contribuir para o desenvolvimento das economias locais. Estas redes têm um princípio de participação e crescimento através da colaboração entre atores económicos. Os Produtores/as de bens e serviços incorporam no seu negócio elementos de outras produtores/as, tanto na fase da criação, produção, vendas e promoção comercial.

 

José João Rodrigues

Animador sociocultural, ativista e dinamizador do Projeto Casa do Sal da Figueira da Foz, que cria produtos e serviços ligados à salicultura. Organizou e hoje anima as Redes Colaborativas de Produção Local do Baixo Mondego. Ainda que não seja chef de cozinha, é uma espécie de “maestro culinário”, que faz magia ao produzir pratos de arroz colaborativo com a diversidade de ingredientes escolhidos por pessoas de origens diversas, idades e estratos socio-económicos.

O projeto da Casa do Sal da Figueira da Foz tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento da Salicultura da Figueira da Foz, criando e implementando práticas inovadoras como as Redes Colaborativas de Produção e Comercialização. A iniciativa envolve diretamente homens e mulheres produtores/as de sal e salicórnia da Figueira da Foz, outros produtores e produtoras da região, incluindo nanoprodutores, desempregados e cidadãos comprometidos com o desenvolvimento da sua região. O Arroz colaborativo é um instrumento de demonstração e promoção das “Redes Colaborativas de Produção Local do Baixo Mondego”, em que o arroz constitui um dos produtos alimentares essenciais.